7 de abril de 2014

Jornada Diocesana da Juventude 2014


A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) deste ano, que é a Jornada Mundial da Juventude realizada em âmbito diocesano, será celebrada no dia 13 de abril, Domingo de Ramos, com o tema “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu” (Mt 5,3), escolhido pelo Papa Francisco. Esta é a primeira Bem-Aventurança e marca o sentido de todas as demais.

http://www.comshalom.org/portal/wp-content/uploads/2014/02/07/editorportal/Banner_Dia-Mundial-Juventude-300x170.png
Em sua mensagem para esta Jornada, o Santo Padre afirma: “As Bem-aventuranças de Jesus são portadoras duma novidade revolucionária, dum modelo de felicidade oposto àquele que habitualmente é transmitido pela mídia, pelo pensamento dominante. Para a mentalidade do mundo, é um escândalo que Deus tenha vindo para Se fazer um de nós, que tenha morrido numa cruz. Na lógica deste mundo, aqueles que Jesus proclama felizes são considerados ‘perdedores’, fracos. Ao invés, exalta-se o sucesso a todo o custo, o bem-estar, a arrogância do poder, a afirmação própria em detrimento dos outros. Queridos jovens, Jesus interpela-nos para que respondamos à sua proposta de vida, para que decidamos qual estrada queremos seguir a fim de chegar à verdadeira alegria”.


Com a realização da JMJ Rio2013, os jovens estão cada vez mais próximos da Igreja. E neste ano são convidados a celebrar a JDJ em seu grupo jovem, paróquia ou nas mais diferentes expressões juvenis em sintonia com a Diocese e com o Papa.

Outra proposta acompanha o convite à celebração da JDJ. Neste ano, a Igreja do Brasil escolheu como tema de reflexão da Campanha da Fraternidade a grave questão do Tráfico Humano. O Dia Nacional da Juventude, a ser celebrado em outubro de 2014, traz também como reflexão a problemática da CF. A Jornada Diocesana da Juventude de 2014 é o início de um processo de reflexão e ação que deverá culminar, em outubro, no convite aos grupos juvenis a olharem para esta dolorosa realidade durante a celebração do DNJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário