19 de janeiro de 2013

O que é a Missa?


Os católicos são convidados a participar da Missa todos os domingos. Muitas vezes não compreendem o significado da Missa e deixam de participar, ou então ficam aborrecidos durante o tempo de celebração.
Precisamos saber que o coração da Missa é o oferecimento de Jesus ao Pai.
O amor de Deus para com todos nós é tão grande que Ele enviou seu filho Jesus Cristo para ser a Sua presença no meio de nós.
E Jesus nos amou tanto que, além de dar a sua vida por nós, Ele também quis ser o nosso alimento.
Ao aproximar-se da hora de sua morte, Jesus reuniu os seus discípulos para celebrar a Páscoa dos Judeus, para lembrar, juntamente com os discípulos, as maravilhas que Deus fez em favor do seu povo.
Durante a Ceia Jesus pegou o pão e disse:
“Tomai e comei todos vós: isto é meu corpo”.

Partiu o pão e deu um pedaço a cada um dos apóstolos. Estes, então, pela primeira vez, receberam a Eucaristia. Ele fez isto também com o vinho, dizendo:
“Tomai e bebei todos vós: isto é o meu Sangue”.
A Missa é a renovação da Ceia de quinta-feira Santa e a Renovação do Sacrifício de Jesus na Cruz.
Na Última Ceia, Cristo falou de seu Corpo e de seu Sangue que seriam entregues por todos nós. No altar se renova o Sacrifício de Cristo.

A Missa é, pois, uma refeição de irmãos que se reúnem para se alimentar da vida de Cristo, com tudo o que essa vida significa. A mesa, o alimento, a toalha, falam de uma refeição. Somos pessoas que precisam de alimento para continuar a caminhada.
Portanto, é sempre um convite e uma missão! Pense nisso quando sair da Igreja amanhã ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário