18 de março de 2013

Vocação

Olá galera!

Eu sei que ontem (domingo) teve o encontro vocacional em Feira de Santana, e pouca gente, ou ninguém, foi. Por isso, queria deixar uma reflexão, feita em sala de aula, sobre a vocação.

O primeiro texto é de Bob Dylan, e o segundo de Kahilil Gibran. Veja:

"VOCAÇÃO
Um homem de sucesso é aquele que pula da cama de manhã e vai dormir à noite, e nesse meio tempo faz o que gosta." (Bob Dylan)

O louco
No pátio de um manicômio encontrei um jovem com rosto pálido, bonito e transtornado. Sentei-me junto a ele sobre a banqueta e lhe perguntei:
- Por que você está aqui?
Olhou-me com olhar atônito e me disse:
-É uma pergunta pouco oportuna a tua, mas vou respondê-la.
Meu pai queria fazer de mim um retrato dele mesmo, e assim também meu tio. Minha mãe viu em mim a imagem de seu ilustre genitor. Minha irmã me apontava o marido, marinheiro, como o modelo perfeito a ser seguido. Meu irmão pensava que eu devia ser idêntico a ele: um vitorioso atleta. E mesmo meus mestres, o doutor em filosofia, o maestro de música e o orador, eram bem convictos: cada um queria que eu fosse o reflexo de seu vulto no espelho.
Por isso vim para cá. Acho o ambiente mais sadio. Aqui pelo menos posso ser eu mesmo. (Kahilil Gibran)

Sabe-se que vocação é o mesmo que fazer o que se gosta, aquilo com o que nos identificamos. Só assim seremos, e faremos outras pessoas felizes. É o que o primeiro texto diz.

No segundo texto vemos o drama de um jovem que não tem liberdade para desenvolver a sua vocação. O ambiente no qual vivia o pressionava a construir uma vida seguindo modelos predefinidos. Pode ser a minha situação, e pode ser a sua situação.

O interessante é que nós podemos tomar algumas pessoas, como referência, para viver, e depois decepcionarmo-nos com a ilusão de vida; ou alegrarmo-nos com o acerto daquilo que realmente queríamos, que só precisava de um empurramzinho (modelo, referência) para se realizar.

Pois é, temos essas duas constantes para uma única vida. A proposta é que sejamos nós mesmos. Identifiquemos pela escuta, pela oração, pelas experiências de vida o dom que Deus nos deu, para sermos felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário