14 de setembro de 2012


Mês da Bíblia: período em que nos aproximamos mais da Palavra de Deus. Expresso pelas palavras dos homens, o Projeto de Deus transforma a nossa  história e nos leva à vida plena à medida que o conhecemos.
Ler, portanto, as Sagradas Escrituras é uma experiência que nos faz mudar: conhecendo o que Deus quer para mim, moldo a minha vida para atender a esse desejo; revejo minha conduta; traço objetivos.



A LEITURA DA BÍBLIA

A Bíblia é um conjunto de livros que revelam a vida de Deus presente na história dos homens.
Na Bíblia encontramos a Palavra de Deus expressa pela palavra dos homens, revelando o Projeto de Deus, que transforma a história e a leva em direção à liberdade e à vida plena para todos.

Todo texto bíblico tem um contexto histórico em que se originou e um contexto literário em foi escrito. Por isso, para entendê-lo, é necessário ter em conta as condições do seu tempo e da sua cultura, os gêneros literários usados naquela época, as maneiras de sentir, de falar e de narrar daquele tempo.

Podemos contextualizar a Palavra de Deus. De acordo à situação que nos envolve, é possível fazer leituras pessoais ou comunitárias, em busca de respostas para nossos problemas ou para os problemas do mundo. É uma leitura que vai tanto do texto para a vida, quanto da vida para o texto. E, se quisermos, podemos ver como Deus respondia à situação do povo naquela época, para descobrir o que Ele tem a nos dizer nos dias de hoje.

A melhor maneira de ler a Bíblia é estando atento ao que Deus tem a nos dizer. A leitura é sempre o lugar do encontro. É na Palavra que sentimos a unidade e a essência de Deus. No encontro com Deus, encontramos a nós mesmos de uma maneira nova, e vamos descobrindo o Seu Projeto para nossa vida.



COMO ESTÁ DIVIDIDA A BÍBLIA


A Bíblia está dividida em duas grandes partes: o Antigo Testamento e Novo Testamento. O Antigo Testamento fala das coisas que aconteceram antes de Cristo, quer dizer conta a história de Abraão, Moisés, Juízes, reis e profetas.
O Novo Testamento fala de Jesus e da origem da Igreja e de como a mensagem de Cristo se espalhou pelo mundo.
Os livros do Antigo Testamento estão divididos em: Pentateuco, Livros Históricos, Livros Sapienciais e Livros Proféticos.

O Pentateuco, chamado também de Torá, são os primeiros cinco livros da Bíblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Nesses livros encontramos histórias e leis que foram postas por escrito durante seis séculos, e giram em torno de um centro: o ato libertador de Deus no êxodo, que é o ato fundante do povo de Israel.

Nos Livros Históricos encontramos a historia de Israel e do judaísmo, com a vida, nome, lutas e fé de seus heróis e do próprio povo, desde a conquista da terra prometida até quase a época do Novo Testamento.

Nos Livros Sapienciais encontramos reflexões e expressões de sabedoria, poesias, contos, orações, hinos, provérbios nos quais o povo registra seus sentimentos e expressa sua sabedoria tirada da experiência de vida. Esses livros mostram que a experiência comum do povo também é lugar da manifestação de Deus e da revelação do seu projeto.
Os Livros Proféticos trazem a mensagem, a ação e alguns dados sobre a vida dos profetas. São um testemunho da vida e atividade de homens que possuem fé profunda e vigorosa, e procuram levar o povo a um relacionamento renovado e responsável com Deus.

(Adaptado da Bíblia Sagrada – Edição Pastoral e outros textos)


                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário